Menu

Moda Friburgo

Próximos cursos

Quem somos

Moda Friburgo é um programa de capacitação e fomento da competitividade da cadeia produtiva da Indústria da Moda na cidade de Nova Friburgo, lançado em parceria entre as instituições do Sistema Indústria e associações da sociedade civil local.

O programa é o primeiro realizado em conjunto entre as instituições FIRJAN, SENAI CETIQT e SEBRAE e a expectativa é transformar o Moda Friburgo em um projeto piloto para outras regiões e setores no Brasil.

O Polo de Moda em Nova Friburgo

A cidade de Nova Friburgo está localizada a 135km da cidade do Rio de Janeiro e possui aproximadamente 180 mil habitantes. A economia da cidade representa 51% do PIB da região Centro-Norte Fluminense e passou por um processo notável de industrialização no início do século XX. A cadeia têxtil do município tinha como base os recursos movimentados pelas indústrias de grande porte, as fábricas de renda e passamanarias e por uma grande produtora de lingerie. No entanto, crises econômicas e retrações no mercado fizeram as grandes empresas dispensarem funcionários, fomentando através das indenizações o surgimento de pequenas confecções e negócios familiares.

Quem somos

Em 1990, as pequenas e médias empresas consolidaram o polo de confecções em Nova Friburgo que é tido como um exemplo bem sucedido de integração entre micro, pequenos e médios empresários em uma cadeia produtiva bem articulada.

A expressiva e crescente participação do emprego formal no polo em relação ao setor de confecções do Estado do Rio de Janeiro mostra que o do desenvolvimento do Polo de Moda destaca-se também na ampliação do mercado. Nesse aspecto, as pesquisas realizadas na região apontam para a aquisição de novas tecnologias e criação de valor. Através do Senai Espaço da Moda, o programa Moda Friburgo pretende capacitar e desenvolver processos mais avançados, flexíveis e eficientes para as empresas, além de aumentar a capacitação profissional do setor, a fim de conquistar cada vez mais espaços no mercado da moda.